sexta-feira, 8 de abril de 2011

Somos preconceituosos? Sim, somos!


O preconceito é algo cultural, é um sentimento que vem enraizado no nosso DNA. Especialistas afirmam que grande parte do que somos, a nossa base moral, é construída até os seis anos idade. O preconceito em nós é muito forte, vem da infância e eliminá-lo é uma tarefa quase impossível.
O que não podemos ter, são atitudes preconceituosas. Eliminar sentimentos preconceituosos não é tão simples, agora agir de maneira não preconceituosa é uma escolha, a escolha certa.
Portugal é um país extremamente preconceituoso. Somos falsos, fingimos não ter preconceitos quando na verdade somos altamente preconceituosos.
Sempre que se faz uma pesquisa simples, perguntando se existe preconceito em Portugal, a maioria dos entrevistados respondem que sim. Agora, quando a pergunta é mudada para: É preconceituoso? São muito poucos aqueles que respondem com um sim.
O primeiro preconceito é não admitirmos que somos preconceituosos.
Existe preconceito contra o negro, contra o chinês, contra o japonês, contra pobres, contra ateus, contra muitas religiões, contra os gays. Notável é que mesmo fazendo parte de um dos grupos excluídos e sentindo na pele o preconceito, não se deixa de agir preconceituosamente contra as outras classes e até mesmo contra a própria classe da qual se faz parte.
A curto prazo é impossível acabar com o preconceito, é necessário mudar a cultura, algo que se leva anos, até mesmo séculos a conseguir
Para isso deve-se estudar, o conhecimento quebra barreiras e estereótipos. Na minha opinião o preconceito é fruto da ignorância, também defendo que o preconceito deve ser assumido, o preconceito é histórico somos frutos do meio, ter preconceito, de certa forma, é algo natural.
 Adriana Araújo

Sem comentários:

Enviar um comentário