sexta-feira, 8 de abril de 2011

Mente


Tradicionalmente tinha-se uma ideia restrita da mente, pensando que esta só servia para desempenhar funções cognitivas e que se opunha ao corpo, à sensibilidade, à emoção. Era um modelo abstracto, esquemático e depurado da mente. Em finais do sec XX é que a afectividade e a subjectividade começaram a ter lugar no conhecimento. 

Processos cognitivos actividades mentais implicadas na compreensão, processamento e comunicação do saber. Tendem para uma certa objectividade e impessoalidade. Comunicação entre os órgãos receptores e o sistema nervoso central. O conhecimento dá-se através da transformação de estímulos sensíveis exteriores numa informação interiormente processada de modo a ter sentido para o sujeito. O conhecimento implica uma serie de processos, com a percepção, a aprendizagem e a memoria.

Processos emocionais aspectos afectivos agradáveis ou desagradáveis que acompanham a vivencia das mais diversas situações do meio. São subjectivos e individuais. São comandados pelo hipotálamo, podemos individualizar as emoções em relação a afectos e sentimentos.

Processos conativos (conação = tendências do ser humano para agir deliberadamente no meio físico e social) factores de personalidade associados às motivações e intenções que dinamizam o sujeito para a acção. A acção humana é condicionada pelos lobos frontais (área motora, a área pré-frontal é responsável pela reflexão e vontade. Actos voluntários e intencionais orientados para a realização de projectos previamente delineados. 

Luís Rocha
Nº 32

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