Em psicologia social, a ideia de “atitude” é central para explicar o vínculo entre a percepção do mundo de um indivíduo e o seu comportamento e pode definir-se como uma tendência ou predisposição para (re)agir de forma positiva ou negativa às situações. As atitudes são compostas por sentimentos e/ou crenças sobre um objecto, pessoa ou situação e que condicionam, influenciam as condutas- componentes das atitudes.
Formação e desenvolvimento das atitudes
As atitudes formam-se e desenvolvem-se no decurso do processo de socialização. A imitação e identificação com modelos e o reforço de atitudes socialmente aprovadas são determinantes no processo. Um pressuposto comum a vários modelos de mudança de atitudes é que as três componentes coexistem harmoniosamente e são internamente consistentes. Alguns factores que formam as atitudes e as desenvolvem são por exemplo: o baptismo, a publicidade, a política, etc.
Medida das atitudes
A dependência em ciências sociais de métodos de medida das atitudes – escalas e inquéritos, provocou críticas que salientavam o facto de estas não poderem substituir a observação directa das condutas. É um continuado desafio dentro da psicologia social identificar situações onde há uma correlação alta entre que pessoas dizem e o que elas fazem, e especificar as características de situações onde a relação entre os dois é ténue ou inexistente.
Jorge Alves
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