quinta-feira, 7 de abril de 2011

Sistema nervoso

O sistema nervoso é o suporte biológico de todos os comportamentos. Todos os processos psicológicos, do acto reflexo ao pensamento,têm por base o funcionamento do sistema nervoso. Constituído por uma estrutura complexa de órgãos interligados, o sistema nervoso possibilita o equilíbrio do meio interno do organismo e a sua adaptação ao meio externo. O sistema nervoso está dividido em duas partes: Sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.
 
Sistema nervoso central (SNC)
O sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e pela espinal medula. Todas as partes do encéfalo e da medula estão envolvidas por três membranas de tecido conjuntivo - as meninges. O encéfalo, principal centro de controle, é constituído por cérebro, cerebelo, tálamo, hipotálamo e bulbo.
 
Sistema nervoso periférico (SNP)
O sistema nervoso periférico, chamado simplesmente de SNP, é a parte do sistema nervoso que se encontra fora do sistema nervoso central (SNC). Segundo o Gray, (1858) é constituído por fibras (nervos), gânglios nervosos e órgãos terminais.

O neurónio ou célula nervosa
O neurónio é a estrutura básica do sistema nervoso e a sua enorme capacidade para comunicar entre si-sinapse -fazem dela uma unidade capaz de receber e enviar informação de uma parte do organismo para outra; só no cérebro humano calcula-se que existam cerca de 100 biliões de neurónios. 
Existem 3 tipos de neurónios:
Neurónios motores - eferente
Neurónios de conexão
Neurónios sensoriais - aferente

Sinapses
Sinapses são as regiões de comunicação entre os neurônios, ou mesmo entre neurônios e células musculares e epiteliais glandulares. Sinapses nervosas são os pontos onde as extremidades de neurônios vizinhos se encontram e o estímulo passa de um neurônio para o seguinte por meio de mediadores físico-químicos, os neurotransmissores. As sinapses ocorrem no contato das terminações nervosas (axônios) com os dendritos. O contato físico não existe realmente, pois as estruturas estão próximas, mas há um espaço entre elas (fenda sináptica). Dos axônios são libertadas substâncias (neurotransmissores), que atravessam a fenda e estimulam receptores nos dendritos e assim transmitem o impulso nervoso de um neurônio para o outro.


Jorge Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário