sexta-feira, 8 de abril de 2011

Atracção

     A psicologia social procura compreender como estabelecemos as relações interpessoal, podendo esta ser definida como a avaliação cognitiva e afectiva que fazemos dos outros e que nos leva a procurar a sua companhia.manifesta-se pela preferência que temos por determinadas pessoas que nos levam a gostar de estar com elas.
  Factores que influenciam a atracção
Existem 3 principais factores que influenciam o processo de atracção, a proximidade, a familiaridade e a atracção física.
 A proximidade, como já foi comprovado em estudos, é na um dos grandes factores uma vez que as pessoas mais próximas de nós são as que nós nos sentimos mais atraídos.
 Familiaridade este aspecto é relativo à quantidade de vezes que vemos uma pessoa, à partida uma pessoa com quem lidamos com mais frequência são as mais acessíveis, portanto mais susceptíveis de nos atraímos mais.

 Atracção física este factor conta com a primeira impressão que temos de uma pessoa, a aparência física.   
 
Semelhanças interpessoais este factor reside na própria relação que é estabelecida, assim sentimo-nos atraídos por pessoas que têm os mesmo sentimentos, opiniões, interesses (...) que nós próprios, a afinidade aproxima as pessoas.
Qualidades positivas gostamos mais de uma pessoa que apresenta as características que consideramos agradáveis.  
Complementaridade autores defendem que as semelhança, numa primeira fase, podem ser bastante importantes porém após esta fase as pessoas são atraídas por características que elas não possuem, ou seja, são as assimetrias das características que tornam alguém atraente para nós, uma vez que nos complementam.


A meu ver estes três aspectos são os que mais consideramos quando nos atraímos por alguém, uma vez que a combinação das três nos fazem aproximar da pessoa. É bastante mais fácil sermos atraídos por pessoas que vemos regularmente e que passam mais tempo connosco. Hoje em dia a aparência física influencia bastante a atracção pois foi-se criando um padrão de beleza tornando as pessoas que se incluem nesse padrão as mais bonitas, populares e as que causam melhores impressões.

Luís Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário