quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Watson e o Behaviorismo

John Watson, psicólogo Norte-Americano nascido em 1878, é o fundador da corrente behaviorista, também chamada de psicologia do comportamento.
Estudou as descobertas feitas por Pavlov e desenvolveu pesquisas semelhantes em biologia, fisiologia e no comportamento de animais, assim como de crianças, concluindo que o comportamento humano era em muitos aspectos semelhante ao comportamento animal. Surgiu assim o Behaviorismo em 1912. Para Watson o objectivo da psicologia é o estudo do comportamento de um organismo em interacção com o ambiente. Esse comportamento constitui a resposta (R – reacções físicas) de um indivíduo a um determinado estímulo (E – objectos exteriores). Desta forma, através da lei do efeito (se um comportamento for reforçado permanecerá, caso contrário extinguir-se-á) é possível prever não só os comportamentos, mas também  controlar a produção desses mesmos (E --> R).

  - Será que o comportamento é modelado somente através do meio ambiente, como nos diz Watson? Pois bem, eu não estou totalmente de acordo com essa afirmação. Penso que o meio ambiente influencia o nosso comportamento, a nossa forma de agir perante diversas situações. Contudo, acho que a genética é um factor muito importante na conduta de vida de um indivíduo. Concluindo, o comportamento deve atender à união entre o meio ambiente e a genética!

Sabina Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário