terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Enquanto matarem por amor , o ódio existe !
Podemos definir o amor como tudo aquilo que através do desejo, nos move da interioridade para a vida , ou ainda como a atracção que nos inclina para um objecto diferenciado em relação aos outros, para o qual convergem energias, aspirações, desejos e pulsões. É um sentimento volátil, com frequência incontrolável, que se apodera da mente, trazendo alegria num momento e desespero no outro.
Homens e mulheres de cada época e cultura foram "enfeitiçados, amolados e aturdidos" por este poder irresistível.
O amor, num sentido amplo, é um forte sentimento de apego. O amor gera desejos positivos e construtivos capazes de nos levar a sacrifícios quotidianos que em condições normais só faríamos por nós mesmos. Por outro lado pode também gerar sentimentos negativos como ciúme doentio e amor compulsivo na medida em que o seu parceiro se torna um objecto de posse . É o chamado amor obsessivo ,que muitas vezes Leva a actos impensáveis , a actos do mais cruel que existe , matar por amor . 
Mas o que leva alguém a matar o ser a quem diz amar?
Má índole? Um desvio de comportamento? Ciúme? A psicologia ainda tenta entender o que se passa na cabeça de alguém que pratica um crime passional. Ao certo, apenas se sabe que crimes dessa natureza podem estar ligados a desvios de comportamento gerados, na maioria das vezes, durante a infância, já que durante esse período o carácter das pessoas é moldado e a noção de limites entre o certo e o errado e o bem e o mal são absolvidas.
Segundo a psicóloga Stella Maris Mota, "quem ama não mata". Porém, ela mesma alerta: "as pessoas que não desenvolveram a maturidade para aceitar e respeitar o outro como ele é,  tendem a ver a outra pessoa como um prolongamento do seu desejo, ou seja, uma propriedade", evidencia, ressaltando que essa realidade está ligada à dificuldade do ser humano de lidar com a frustração.
Estes tipos de crimes acontecem porque o namorado-assassino, geralmente, não está preparado para lidar com a frustração de uma opinião contrária e de ser trocado por outro  , mas mais do que isso ser traído . Maioritariamente dos casos passionais são cometidos pelo sexo masculino .
Amar é estar pronto a lidar com a personalidade do outro , estar disposto a amar de uma forma saudável , não doentia , nem matar por sentimento de posse . Quando o assassino mata já sente um sentimento de ódio , e o sentido de pertença fala mais alto.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              
 
                                                                                                                                     Ana Vaz

Sem comentários:

Enviar um comentário