quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

"Não vês como isto é duro
Ser jovem não é um posto
Ter de encarar o futuro
Com borbulhas no rosto"


Jean Piaget



   Segundo Piaget a adolescência situa-se no quarto estádio do desenvolvimento humano, o estádio das operações formais que se situa entre os 11 anos até cerca dos 15/16 anos.

  Estádio                        Idades                  Principais Características

  Operações Formais         11/12              Pensamento abstracto
                                         anos                Maturidade Intelectual
                                          até                  Raciocíneos hipotético-dedutivos
                                         15/16              Definição de conceitos e de valores
                                         anos                Egocentrismo intelectual      

A partir desta altura a criança/adolescente já é capaz de fazer operações sem o suporte da manipulação de objectos. As operações passam a ser realizadas a um nível absolutamente verbal e conceptual, sendo capaz de efectuar raciocínios hipotético-dedutivos, deduzindo mentalmente de hipóteses abstractas. Tornam-se então capazes de planear um futuro glorioso, antecipar as consequências das acções, criar explicações alternativas dos eventos, transformar o mundo pela palavra e suspender as próprias crenças.
       Os adolescentes tornam-se mais capazes de pensar sobre o que é possível sem limitar o seu pensamento sobre o que é real, movem-se mais facilmente entre o especifico e o abstracto, geram sistematicamente possibilidades alternativas e explicações, exercita ideias no campo do possível e formula hipóteses. O pensamento passa a revelar uma natureza auto-reflexiva.Com estas capacidades começa a definir conceitos e valores.
      
       As principais características da adolescência são:
 
    ●A capacidade de abstracção, realizando operações mentais sem necessidade de referência a objectos concretos. As operações lógicas dão-se no plano das ideias sem necessidade de apoio da percepção, havendo capacidade de generalização, analise e síntese;

    ● O predomínio de esquemas conceptuais abstractos e a utilização de uma lógica formal-proposicional, raciocínio hipotético-dedutivo que deduz as conclusões apenas de puras hipóteses sem recorrer a uma observação do real;

   ● Egocentrismo cognitivo, pois acredita ser capaz de resolver todos os problemas que aparecem, considerando as suas próprias conclusões como as mais correctas – crença na omnipotência da reflexão, como se o mundo se tivesse que submeter aos sistemas e não os sistemas a realidade. Atribui um poder ilimitado ao seu pensamento; 

     Existência de uma fase não social, onde há uma interiorização de valores e conceitos e um auto conhecimento. Condena, despreza e quer mudar a sociedade depois surge o predomínio dos grupos que se constituem como sociedades de discussão. Sendo a fase de expansão posterior a do isolamento;

   ● Durante este estádio de desenvolvimento surge a capacidade de autonomia plena, havendo uma moral individual, onde estão definidos os próprios valores. Consegue já compreender relações de reciprocidade, coordenação de valores e de cooperação;
  
    É a idade metafísica por excelência. O “eu” é bastante forte para reconstruir o universo e bastante grande para o incorporar a si.

      Piaget explica que ocorrem diferenças no ritmo do desenvolvimento entre as pessoas a as atribui às variações na qualidade e frequência da estimulação intelectual recebida dos adultos durante a infância e adolescência, aos factores espontâneos e endógenos do indivíduo e à presença de um meio que seja favorável.        


Ricardo Martins


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