quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Clonagem humana - um caso de manipulação genética



O objectivo da investigação da clonagem humana nunca foi clonar pessoas ou criar bebés para no futuro serem dadores de partes ou produtos humanos. A investigação tem como objectivo obter células estaminais para curar doenças.

Segundo John Kilner, presidente do Centre for Bioethics and Human Dignity nos Estados Unidos: "a maior parte da investigação publicada demonstra que a morte ou a mutilação do clone são os resultados mais prováveis da clonagem de mamíferos". 

Ninguém sabe até que ponto é que a clonagem humana avançou realmente para criar um bebé. Em Abril de 2002, o cientista italiano Dr. Severino Antinori fez um comentário improvisado a um jornalista, afirmando que 3 mulheres já estariam grávidas de um embrião clonado. A partir dessa altura saiu das luzes da ribalta e nunca mais confirmou ou negou este comentário. Os médicos consideram os riscos da clonagem humana muito elevados. "Submeter os seres humanos à clonagem não é assumir um risco desconhecido, é prejudicar as pessoas conscientemente", afirma Kilner.

A maior parte dos cientistas é da mesma opinião. A grande maioria das tentativas de clonagem de um animal resultou em embriões deformados ou em abortos após a implantação. Muitos cientistas defendem que os poucos animais clonados nascidos apresentam malformações que não são detectáveis através de exames ou de testes no útero como, por exemplo, deformações ao nível do revestimento dos pulmões.

Quem é que aceitaria estas probabilidades numa experiência com bebés humanos? No entanto, há quem concorde com a clonagem para ter um bebé. Por exemplo, pais que perderam um bebé e que querem substitui-lo, ou pessoas que querem ter os seus próprios filhos mas que não conseguem da maneira tradicional.

- Na minha opinião a clonagem é um tema muito controverso, que levanta muitas questões éticas e morais. Acho que deve ser utilizada para ajudar no tratamento de certas doenças mas não para ser usada de forma a fazer do ser humano uma cobaia. Como o Homem é um ser vivo que quanto mais tem mais quer, por vezes utiliza pessoas para serem cobaias de experiências só para conseguirem satisfazer as suas meras vontades.

Joana Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário