O ser humano nasce frágil, prematuro e sem preparação para enfrentar o meio. Esta desvantagem torna-se, porém, uma enorme vantagem no desenvolvimento humano porque é este inacabamento biológico que permitem a adaptação ao meio, a aprendizagem contínua e a relação interpessoal.
Reconhecido pelo trabalho pioneiro no campo do desenvolvimento cognitivo da criança é um dos psicólogos estudados em psicologia.
O seu estudo em Biologia, levo-o a perceber o conhecimento cognitivo de uma criança como sendo uma evolução gradual, do qual, a criança vai-se capacitando em níveis cada vez mais complexos do conhecimento, seguido de uma consequência lógica.
Observou crianças em contexto escola e em parques realizando uma pesquisa empírica e através disso desenvolveu o seu método clínico.
Esta teoria pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas previsíveis, que designamos por estádios, que se caracterizam pelas diferentes maneiras do indivíduo interagir com a realidade, ou seja, de organizar os seus conhecimentos, fazendo a sua adaptação, ocorrendo assim, modificações progressivas dos esquemas de assimilação e acumulação.
Piaget mostrou que os seres humanos se desenvolvem a partir de interacções com o meio e a aprendizagem é um processo gradual.
O ponto de partida dos estádios é a posição egocêntrica, ou seja, aquela em que a criança não distingue a existência de um mundo externo, separado de si mesmo. O egoísmo na linguagem dá-se quando a criança fala e não sente a necessidade de explicar o que diz, pois tem a certeza que está a ser entendida. Através do egocentrismo, percebeu que a inteligência forma-se por meio da adaptação e quando se depara com uma novidade muda a sua forma de agir. Estas duas interacções é que vão reduzir o seu egoísmo.
ESTADIOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
SENSÓRIO-MOTOR (0 aos 2 anos):
· dá-se através de percepções sensoriais;
· nesta fase a criança está explorando o meio físico através de seus esquemas motores;
· as crianças são práticas – embora sendo inteligentes ainda não possuem pensamento;
· constroem noções de :
§ tempo
§ espaço
§ causalidade.
PRÉ-OPERATÓRIO (2 anos a 7 anos):
· a criança é capaz de simbolizar, de evocar objectos ausentes;
· a criança é capaz de imitar gestos, mesmo com a ausência de modelos;
· aparecimento da linguagem oral;
· sentimento egocêntrico;
· atribuição de sentimentos.
OPERAÇÕES CONCRETAS (7 a 11/12 anos):
· a criança tem a inteligência operatória concreta;
· necessita de material concreto, para realizar essas operações, mas já está apta a considerar o ponto de vista do outro, sendo que está saindo do egocentrismo.
OPERAÇÕES FORMAIS (a partir dos 11/12 anos):
· o pensamento do adolescente torna-se livre;
· capacidade de raciocínio;
· não trabalha só com o mundo concreto, mas também com o abstracto.
Piaget concebe então o sujeito como tendo um papel activo na construção do conhecimento – CONSTUTIVISMO.
Posso concluir que desenvolvimento cognitivo resulta da interacção entre as estruturas inatas do sujeito e o meio. Isto contraria a ideia do ser humano ser unicamente determinado pelo meio ou pelos genes.
Se pensam que são apenas os seres humanos que conseguem desenvolver e construir o seu conhecimento estão enganados, pois tal como as crianças, os animais também passam por várias fases de desenvolvimento cognitivo. Eles também possuem inteligência e esta, tal como a nossa é resultante das interacções com o meio. Cada qual com graus diferentes de evolução. Daí o meu interesse pelas experiências de Jean Piaget.
Inteligência animal relaciona-se com as capacidades cognitivas dos humanos, como por exemplo, capacidades de criar instrumentos, mapas mentais.
Durante muito tempo, considerava-se que apenas os seres humanos eram dotados de tais capacidades.
Uma maneira que os cientistas tiveram para comprovar que existia inteligência animal foi através das experiências.
Até que ponto são eles capazes de superar os desafios com que se deparam?
As experiências realizadas mostram que os animais possuem diferentes graus de inteligência, sendo uns capazes de superar mais desafios do que outros.
Sem dúvida que o homem realiza, de um modo que o distância dos outros animais, uma actividade intelectual constante, cujo suporte é a linguagem.
ACTIVIDADES INTELIGENTES NÃO SÃO EXCLUSIVAS DO HOMEM.
MARINA MAGALHÃES
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