sábado, 4 de junho de 2011

Processos Conativos - O Esforço de Realização

   Os Processos Conativos são um conjunto de processos que se ligam à execução de uma acção ou comportamento.
Contêm duas componentes, objectiva ,de execução que se manifesta nos movimentos e que se pode observar, e subjectiva ,uma disposição interna para a acção, que é a conação.
É portanto, o conjunto da motivação, empenho, vontade e desejo que move os indivíduos em direcção a um fim ou objectivo, ao dar sentido à sua acção, faz com que tenha significado para eles. 
Concluí-se, então, que todos nós procuramos sempre algo de distinto de nós próprios, esforçando-nos com o objectivo de atingir um fim. Afirma-mos a vida psíquica como intencional porque a mente visa algo de diferente de ela própria, tem um propósito.



   O conceito de Esforço de Realização relaciona-se com o empenho para concretiza-mos os nossos desejos e objectivos. O esforço de realização está intimamente ligado aos processos conativos, ao modo como os nossos desejos e propósitos se transformam em acções.
Segundo Abraham Maslow  as motivações organizam-se segundo uma hierarquia de necessidades, representada por uma pirâmide: na bases as necessidades básicas e no topo as de auto-realização. Só se passa para um nível superior se as necessidades do nível anterior estiverem satisfeitas.

                          


   Necessidades fisiológicas: são vitais para o ser humano. A sua satisfação assegura a sobrevivência (a fome, sede, sono) e visa a manutenção do equilíbrio interno do organismo. A satisfação destas necessidades dominam o comportamento humano.

   Necessidades de segurança
: depois de satisfeitas as necessidades fisiológicas, o individuo procura satisfazer a necessidade de se sentir protegido, relativamente a situações potencialmente perigosas.

   Necessidades de afiliação
: este tipo de necessidade manifesta-se no desejo de o individuo estar com os outros e ser aceites por estes. É a necessidade de receber e dar afecto, confiança, amor, e reflecte-se na procura de fazer partes de grupos: família, amigos, trabalho.

   Necessidades de estima
: correspondem à necessidade de se sentir respeitado, estimado pelos outros; a necessidade de se sentir competente (desenvolver actividades com qualidade e ser reconhecido) depende da satisfação destas necessidades. Se estas necessidades forem satisfeitas há um sentimento de auto-confiança, se acontecer o contrário a frustração pode dar origem a sentimentos de inferioridade.

   Necessidades de auto-realização: são as necessidades que cada um tem de realizar o seu potencial. Estas necessidades podem manifestar-se pela necessidade do individuo concretizar as suas potencialidades, de atingir a sua realização pessoal e de conseguir obter êxito e sucesso.
  










Para Maslow, a motivação é o motor da vida das pessoas que têm percursos diferentes à medida que as necessidades são satisfeitas. Chama a atenção para o esforço de realização exigido: iniciativa, força de vontade, autonomia, criatividade, aceitação de si próprio e do outro, espírito aberto, capacidade de autocrítica.




Sofia Carvalho

1 comentário: