terça-feira, 7 de junho de 2011

Formação das Impressões


Qual te parece a pessoa melhor?


Pessoa A                          
Pessoa B
Inteligente
Invejosa
Trabalhadora
Obstinada
Impulsiva
Critica
Critica
Impulsiva
Obstinada
Trabalhadora
Invejosa
Inteligente


Á primeira vista, a pessoa A parece muito mais positiva. No entanto, ambas possuem as mesmas características. A única diferença é que a pessoa A possui uma característica positiva (inteligente) em primeiro lugar, contrariamente á pessoa B, que aparesenta essa mesma caracteréstica em último lugar.

Deste modo, esta experiência leva-nos a concluir que a primeira informação é a que tem maior influência sobre as nossas impressões, e que a ordem com que conhecemos as características de uma pessoa é determinate, na construção da sua imagem. Portanto, a primeira informação vai ter uma grande persistência na nossa impressão, e qualquer tentativa para a modificar-mos é difícil. É quase como uma rejeição ao integrar uma nova informação!

Curiosidade:

Na década de 90, desenvolveram-se  pesquisas sobre a formação da impressões. Os investigadores chegaram á conclusão que o humor tem muita influência na formação das impressões: as pessoas mais felizes, mais satisfeitas, formam impressões mais positivas sobre os outros do que as que, geralmente, estão de mau humor.


Ana Catarina

Sem comentários:

Enviar um comentário