De facto, nenhum ser humano nasce violento, ou criminoso, o seu destino não está traçado após a nascença. Os seus comportamentos são fruto do ambiente a que são expostos.
Tal facto foi comprovado por estudos que revelaram que os contextos sociais dos jovens, aparecem bem focados como factores desencadeadores de comportamentos violentos, tais como a desagregação familiar, a pouca ou até mesmo a inexistência de atracção pela escola, consumo de estupefacientes, álcool e tabaco, o visionamento excessivo de televisão, meios onde existam maus tratos físicos e psicológicos, pobreza entre outros.
Para resolver estes conflitos a educação que é concebida ás crianças tem um papel muito importante, porém ultimamente tem-se verificado que a família, núcleo primordial de educação, tem vindo a delegar esse papel para a escola, visto que é na escola que as crianças passam a maior parte do dia.
Porém a escola não poderá jamais substituir as condições educativas da família, nem é razoável que seja somente a escola a ensinar valores tão necessários para o desenvolvimento da criança tais como: a democracia, as regras para a uma boa convivência, o respeito pelo outro, a solidariedade, a tolerância, o esforço pessoal, etc.
Contudo, os números de violência nas escolas continuam a aumentar e é necessário arranjar estratégias de combate de maneira que a violência diminua. É necessário a educação da família, viver em equilibrio, com ajuda financeira, não esquecendo o carinho e o afecto.
Marta Sousa
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