terça-feira, 7 de junho de 2011

Intimidade

A definição de intimidade é muito complexa uma vez que, o seu significado varia de relacionamento para relacionamento, e dentro de um mesmo relacionamento ao longo do tempo. As relações íntimas são um tipo particular de interacção social que apresenta características próprias. 
Porém nem todas as pessoas conseguem manter um grau de intimidade com os outros. Assim, estas distinguem se pela forma como partilham sentimentos, emoções e afectos. Podendo afirmar-se que a intimidade tem duas dimensões, a relacional e a pessoal.

Termos como abertura, sinceridade e confiança são condições de uma relação de intimidade. Perante relações íntimas que estabelecemos, reconhecemos diferenças. Assim distinguimos várias dimensões de intimidade: a social, a sexual, a emocional, a intelectual e a lúdica.


Componentes das interacções íntimas


A comunicação verbal: 




Elemento fundamental da interacção íntima, pois é através da conversa que partilhamos o que nos vai na cabeça. Também quem ouve é elemento essencial, para poder haver inversão de papéis.




Interacções não verbais:



Forma de demonstrar os sentimentos e emoções por aproximidade física, através de carícias, toques, beijos, abraços, olhares.

Outro aspecto a considerar para a compreensão da intimidade é o contexto social. Variando o tempo e o lugar, também variam as formas de exprimir e exercitar as relações íntimas. 


Em conclusão, a intimidade é uma experiência que implica uma forte vivência, um grande envolvimento e uma comunicação profunda.


Anita Costa 

Sem comentários:

Enviar um comentário