sexta-feira, 10 de junho de 2011

Manipulação genética

A manipulação genética é uma temática que exige muita reflexão pois se, por um lado, a genética é capaz de melhorar as condições de vida, permitindo salvar a vida de muitos seres humanos com doenças, por outro lado, é capaz de levar a nossa sociedade ao colapso, ou seja, ameaçar a existência do nosso planeta.

  
A ciência permite não só que um casal possa querer um bebé com a pele mais escura para ajudar na cura de um outro filho que tenha desenvolvido melanoma, mas também que um casal possa escolher a cor dos olhos, a forma do nariz, a forma das orelhas e a forma da boca do seu filho. Contudo, será isto legítimo? Esse bebé que está a ser gerado será um bebé como o primeiro? Ou não passará apenas um bebé a “peças”?

    Os filhos em vez de serem parecidos com os seus pais ou familiares seriam apenas e só o ideal de perfeição criado pelos seus pais, criando assim uma sociedade selectiva, onde só existiriam determinados modelos. E, no fundo, estariam, também, a ir "contra" as leis da Natureza.

    A evolução da ciência é inevitável e incontornável, mas para mim deveria haver certas restrições e não deveria ser utilizada de livre e espontânea vontade.

    Apesar de todos os prós e contras que este assunto pode gerar concordo com o uso da manipulação genética apenas para fins medicinais. Isto porque seria possível combater doenças graves, o que retiraria o sofrimento dos filhos e dos pais, pois nem uns nem outros querem ter doenças. Esta possibilidade de se poder curar doenças que actualmente são incuráveis, seria muito benéfico tanto para os pais como para os filhos. Para os pais uma vez que não teriam mais a dor de ter um filho “diferente", e para os filhos porque provavelmente se sentiriam mais felizes. Por vezes as doenças genéticas são a causa de desprezo e abandono dos pais em relação aos filhos; o que para mim é incompreensível, mas é a realidade. Qualquer outro tipo de manipulação genética é desnecessária, ou seja, as pessoas que querem manipular os seus genes para fins superficiais (por exemplo, para mudar a cor de cabelo, a cor dos olhos, a forma do nariz, a forma da boca, e de qualquer outra característica humana semelhante) devia ser proibida.
Será ética e moralmente correcto ???

Tatiana Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário