quarta-feira, 8 de junho de 2011

Redes Sociais

Um dos constituintes fundamentais do contexto de cada um são as pessoas, com que estabelecemos relações e que podem estar presentes em um ou mais dos seus contextos. Cada indivíduo possui uma rede de pessoas a quem está ligado e se relaciona, por exemplo, os amigos ou a família. Estas ligações ocorrem através de comportamentos ou interacções particulares.
O conjunto de ligações de uma ou mais redes pessoais ligadas forma uma rede social. Isto contradiz o que muitas pessoas pensam, pois a maioria da população acha que uma rede social é um site na Internet em que nos podemos interagir com outras pessoas, tipo o "Facebook".
As redes sociais podem ser mais estreitas ou mais alargadas, mais ou menos coesas, e mais ou menos capazes de providenciar apoio e mais ou menos necessitadas elas mesmo de suporte. Ou seja, são lugares onde nós, o indivíduo, podemos ir procurar apoio e recursos, e também onde nós temos de disponibilizar os nossos recursos, tornando-nos em prestadores de apoio. Nas relações e nas interacções que estabelecemos com os diferentes membros da rede, damos e recebemos serviços, bens materiais ou apoios afectivos, por exemplo: quando ajudamos um amigo que está com um problema quando o ouves e conversas com ele; somos ajudados quando pedimos a um colega para estudar connosco uma determinada disciplina que temos dificuldades.
Ninguém tem a mesma rede social, ou seja, cada um de nós têm a sua própria rede social. Mesmo os irmãos gémeos têm redes sociais diferentes, pois há sempre qualquer coisa que os diferencia, por exemplo, um parceiro amoroso. 

Efeitos das redes sociais
Os membros de uma rede social de uma pessoa podem ter um impacto positivo na redução de determinados problemas e situações a diversos níveis, como por exemplo: podem fornecer modelos de relações menos problemáticas entre os membros das famílias, podem providenciar contextos onde novas soluções para os problemas ou onde novas alternativas de adaptação possam emergir. Encontrar um emprego, alguém com quem falar sobre uma relação familiar complicada, são alguns exemplos. Infelizmente, nem todas as redes são capazes de fornecer o mesmo apoio e recursos. É normal encontrar pessoas com grandes necessidades cujas redes de apoio são incapazes de fornecer a ajuda de que a pessoa necessita. Muitas vezes, são as próprias redes que estão necessitadas, isto é, o indivíduo acaba por ter de fornecer mais apoio do que aquele que recebe.
Os membros das redes sociais podem exercer a sua influência a diferentes níveis. Parceiros, amigos, familiares, vizinhos, colegas de trabalho, podem afectar os diferentes níveis do contexto, como o apoio que diferentes elementos de uma rede social podem disponibilizar em certas situações. Mas as redes sociais têm uma poderosa influencia no desenvolvimento e comportamento dos indivíduos, que vai para além da sua possibilidade de providenciar ou necessitar de apoio material ou afectivo. As redes sociais são fontes muito importantes de informação sobre o contexto.
As interacções entre os membros das redes sociais ocorrem situadas em contextos sociais mais ou menos formais. Informais como um grupo de amigos que jogam cartas em torno de uma mesa. Formais como uma reunião dos alunos com o director de turma. Manifestam-se e formam-se diversos valores e normas que orientam e influenciam as interacções, que concorrem para a regulação do comportamento das pessoas umas com as outras, para a adaptação e a acção de cada um nos seus contextos sócio-culturais. Eu comparo o meu comportamento com os dos outros, ajo sobre eles e apercebo-me das suas reacções de aprovação ou desaprovação face aos meus comportamentos; interpreto a minha posição e a dos outros e crio sentidos para essas mesma interacções e relações que se estabelecem.

Redes sociais na Internet

Agora sobre as muito faladas e conhecidas redes sociais na Internet. Estas redes são as relações entre os indivíduos na comunicação mediada por computador. Estes sistemas funcionam através da própria interacção das pessoas. Não são mais do que simples ferramentas de comunicação e que proporcionam aos seus utilizadores a capacidade de fazer novas ligações. 
Finalizando deixo aqui uns vídeos bastante interessantes sobre o tema:
 
Jorge Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário