sábado, 4 de junho de 2011

Condicionamento Operante - Experiência de Rufus Skinner

O condicionamento operante é um tipo de aprendizagem que envolve a vontade do sujeito, ou seja, o sujeito é activo. O comportamento é aprendido através do reforço, que pode ser positivo ou negativo. Rufus Skinner apresentou experimentalmente o condicionamento operante, como alternativa ou complemento ao condicionamento clássico de Watson. A questão básica para ambos os modelos era o estabelecimento de respostas a factores determinantes. Enquanto o condicionamento clássico é controlado pela associação de estímulos, o condicionamento operante é controlado pelas suas consequências – estímulos (reforços) que se seguem às respostas.
- No condicionamento operante, uma resposta é fortalecida pelo seu reforço ou enfraquecido pela sua extinção.
- Um operante é uma série de actos ou acções que, pelas consequências que geram, são fortalecidos ou enfraquecidos de modo a aumentar ou diminuir a probabilidade da sua ocorrência.
 - Reforço: Refere-se a qualquer estímulo que aumenta a força de algum comportamento operante.
1. Reforço Positivo: estímulo que tem consequências positivas, agradáveis e que se segue a um determinado comportamento.
2. Reforço negativo: o sujeito evita uma situação dolorosa, se se comportar de determinado modo.
Foi o investigador Rufus Skinner que, através de uma experiência, descobriu o modo como tantas das nossas aprendizagens se processam e se mantêm. A experiência feita por ele, mostrou que muitas acções que temos dependem do reforço.

O investigador colocou um rato na "caixa de Skinner" que liberta alimento quando é accionada. Inicialmente, o animal explorou o ambiente cheirando e deambulando no interior da gaiola. De seguida, e por acaso, o rato accionou a alavanca e recebeu uma porção de alimento. A partir de várias tentativas bem-sucedidas, o rato passou a premir a alavanca para receber o alimento. Esta experiência mostrou que o rato aprendeu a receber o alimento através do reforço positivo.


Depois disto, Skinner colocou um rato numa caixa cujo chão produzia choques eléctricos que eram eliminados se uma alavanca fosse accionada. Então, o rato aprendeu que, para evitar a dor, deveria premir a alavanca.

Skinner considerou que o propósito da psicologia é controlar o comportamento dos organismos individuais. Limitou o estudo psicológico científico ao comportamento observável do organismo através da observação sensorial e definiu a Psicologia como a ciência do comportamento manifesto.

O comportamento é ”(...) o movimento de um organismo ou das suas partes num quadro de referências oferecido pelo próprio organismo ou por vários objectos externos ou campo de força”. (Rufus Skinner)
A aprendizagem é definida como uma mudança na probabilidade de resposta, quase sempre provocada por condicionamento operante, processo pelo qual uma resposta se torna mais provável ou mais frequente, porque a resposta é fortalecida – reforçada.

Joana Almeida

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