segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Nenhum Homem é uma ilha ...

“Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do género humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti”.  John Donne

John Donne é um dos maiores poetas da língua inglesa, por sua vez, era incompreendido na sua época, foi esquecido durante muitos séculos, mas hoje as suas obras são lidas em todo o mundo. Com a expressão acima referida, transmite a ideia que nenhum homem poderia existir sozinho, o homem não consegue viver isoladamente e que precisamos uns dos outros para a nossa própria sobrevivência.

 Na minha opinião, atravessamos uma época onde se verifica um aumento do número de pessoas que se estão computadorizando, maquinizando, porque na realidade os amigos já mal se vêem, pois ninguém tem tempo para visitas, estão muito concentrados no seu próprio mundo, no seu próprio jogo e não naqueles que os rodeiam. Por sua vez, é uma época em que as pessoas têm amizades e namoros virtuais, vivendo assim uma realidade que também é virtual e se afastando cada vez mais uma das outras, ocorrendo assim uma diminuição do calor humano, diminuindo a interligação do Homem com os outros, estamos perdendo o sentido do ser humano, de sermos humanos.

O Homem que nos estamos a tornar, precisa reflectir, precisa de se aperceber que ao se afastar das pessoas, ele se esta a afasta de si mesmo, fica sozinho. E ser solitário é terrível porque a solidão consome, mata.

Em conclusão, estamos nos afastando da nossa essência, que é eminentemente social. Ninguém deverá se tornar numa ilha, há que acordar para a realidade e viver intensamente o presente, antes que se esvairá e acabem os nossos sonhos.

Então seremos nós uma porção de terra cercada de água por todos os lados? Um objecto completamente isolado?


Anita Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário